Reserve pelo Whatsapp
+56 95783-3681

Vai viajar sozinho? Saiba tudo que você precisa aqui!

Viajar é um dos melhores investimentos que alguém pode fazer, não acha? O prazer de explorar o mundo é tão valioso quanto as experiências que acumulamos em cada aventura.

Quem se considera um viajante inveterado está sempre pronto para embarcar na próxima aventura, não importa o destino, as condições ou até o custo da empreitada. Devido à vida corrida que levamos, nem sempre é possível encontrar uma companhia para encarar a jornada. No entanto, viajar sozinho é uma oportunidade incrível de autoconhecimento, já que cada local visitado é um desafio único.

Está pensando em partir para um passeio solo? Neste guia você fica sabendo tudo o que é necessário para curtir a sua aventura mundo afora. Também vamos falar sobre alguns dos melhores destinos para viajar sozinho. Boa diversão!

Por que viajar sozinho?

Quando um viajante decide partir em uma jornada sozinho, está embarcando em uma experiência que trará muito aprendizado, autoconfiança e independência. Uma vivência dessas nos transforma em pessoas melhores e mais interessantes.

Às vezes existe um receio de ir por conta própria. Mas, tomando precauções e planejando a sua viagem com detalhes, é muito fácil e agradável rodar por aí a sós.

A falta de companhia não pode impedir alguém com o espírito de viajante correndo nas veias. As vivências que encaramos em um passeio sozinho são aquelas que nos fazem crescer.

Torne-se alguém independente, confiante e aberto a novas oportunidades. Para conhecer o mundo, o aventureiro deve “se jogar” e aproveitar cada chance de partir em uma nova jornada.

Quais são os benefícios de uma viagem solo?

Quando o aventureiro está sozinho, pode decidir todos os passos da viagem, desde a escolha do roteiro, passando pelas atrações que vai visitar até quanto tempo ficar em cada destino. A liberdade de customizar o seu passeio traz muita satisfação, pois o turista tem a oportunidade de conhecer e viver o que bem entender.

Os benefícios de viajar sozinho começam na seleção da data de embarque, já que você pode fazer o seu próprio calendário. Em passeios com mais pessoas, isso fica difícil de ajustar por conta dos compromissos de cada um. Esse fato ajuda até na hora de economizar, porque é possível fazer reservas de voos e hospedagens baratas em períodos de baixa temporada.

Por exemplo: viajar sozinho em novembro é mais barato e fácil do que partir em janeiro ou julho, quando diversas pessoas saem de férias e embarcam em grupos grandes. Já em um mês que muita gente está trabalhando e estudando, o turista encontra maior variedade de assentos e acomodações, o que acaba abaixando os preços.

Faça o seu roteiro

Outra dificuldade quando viajamos com mais pessoas é definir os destinos, atividades e passeios, já que cada indivíduo tem as suas preferências. Enquanto alguns gostam de frequentar museus, teatros e exposições de arte, outros preferem fazer compras ou curtir parques temáticos e praias.

É muito difícil conciliar todas as vontades em uma viagem só. Então, os momentos que eram para ser de relaxamento e diversão podem acabar se tornando um incômodo.

Quando você está sozinho, esse problema não ocorre. O seu roteiro vai seguir exatamente o que a sua vontade mandar. Gostou de um lugar e quer ficar mais? É você quem manda. Quer pular uma cidade e ir direto a um destino dos seus sonhos? A viagem é sua, basta decidir.

Conheça novas amizades

Muita gente tem receio de viajar sozinho porque acredita que pode ser chato ou até perigoso explorar um lugar desconhecido por conta própria. Contudo, quando você desembarcar, vai perceber que existem vários outros viajantes na mesma condição. Então, fica fácil fazer novas amizades, tanto com turistas de toda parte do mundo quanto com os moradores locais.

Uma das maneiras mais comuns de conhecer gente nova durante as viagens é ficar hospedado em um hostel. Esses estabelecimentos têm acomodações coletivas e com preços em conta. Em geral, os hostels oferecem quartos que comportam de duas a 16 pessoas, instaladas em beliches ou camas de solteiro.

Grandes amizades já foram iniciadas em viagens, pois as pessoas gostam de trocar experiências e aproveitar os destinos juntos. Essa também é uma boa oportunidade de treinar outros idiomas e explorar culturas completamente diversas da sua.

Supere os seus limites

Viajar sozinho é uma experiência ótima para o autoconhecimento. Muitas vezes ficamos em uma zona de conforto por pertencer a um grupo, o que costuma nos impedir de tomar decisões diferentes ou nos arriscar em novas oportunidades.

Quando você está por conta própria, tem que encarar sozinho as dificuldades que uma aventura pode impor. A necessidade de interagir com outras pessoas e lidar com situações fora da sua rotina só agrega qualidade à experiência.

A independência conquistada em uma viagem solo faz do turista uma pessoa mais confiante, que pode expandir o seu conhecimento e impulsionar a sua vida além dos limites que nós mesmos estabelecemos de forma equivocada. Surpreenda-se ao superar cada barreira de uma jornada e programe voos mais altos para a sua história.

Quais são as melhores viagens para fazer sozinho?

Uma forma legal de cair na estrada sozinho é conhecer o Chile. Com extensão territorial continental, o país oferece uma enorme variedade de destinos, como montanhas, praias e algumas das cidades mais modernas e interessantes da América Latina.

Explorar todas as regiões revela culturas diferentes, mas cheias de influências que são comuns a todos no país. Faça uma viagem deliciosa pela gastronomia, saboreando os pratos típicos de cada destino que visitar.

Quando você escolhe viajar sozinho pelo Chile, tem a chance de se aventurar pela exuberante natureza, que apresenta biomas distintos conforme a área visitada. Das matas fechadas às enormes cachoeiras, esse contato com a vida natural renova as energias, coloca a cabeça no lugar e promove momentos marcantes.

Planeje um mochilão

Ao organizar uma aventura solo, a melhor maneira de conhecer muitos locais gastando pouco é fazer um mochilão. Nessa modalidade de viagem, são apenas você e a sua mochila desbravando o mundo. Coloque as coisas mais importantes para passar alguns dias (roupas, calçados, produtos de higiene) e pé na estrada.

Em um mochilão sozinho, a premissa é ficar fora por um período maior, explorando toda cidade ou vila do caminho. O viajante não precisa estipular uma data de chegada e saída de cada lugar. A permanência e as atividades de turismo a serem realizadas dependem apenas da sua vontade.

Gostou de ficar perto da praia de Maceió? Estique a sua estadia sem se preocupar com o roteiro. Claro que é interessante traçar uma ideia de caminho, a fim de otimizar a jornada e não exceder o orçamento disponível para a aventura. No entanto, é ótimo ter a liberdade de decidir quando partir.

Para um roteiro inteligente, escolha visitar uma região de cada vez, traçando um caminho que avance em um sentido lógico. Vá a Salvador, na Bahia, depois voe até Maceió, em Alagoas e logo em seguida mais ao norte para Fortaleza, no belo estado do Ceará. Além de encurtar as distâncias, os preços dos bilhetes ficam mais em conta.

Durante um mochilão, faz parte da aventura encarar as condições disponíveis por valores acessíveis. Sendo assim, o ideal é se hospedar em um hostel — que, como já contamos, é a opção mais barata de acomodação.

Economizar o seu dinheiro pode fazer a viagem se alongar, tornando a experiência mais intensa e divertida. Antes de embarcar, faça uma organização do seu orçamento. Estabeleça metas diárias de gasto, então divida essa quantia pelos dias que você tem à disposição.

Um mochilão pode ter a duração de uma semana até vários meses. Tudo depende da disposição do viajante, que pode também deixar a data de retorno em aberto, abrindo a possibilidade de conhecer mais destinos.

Entre em um retiro espiritual

Quando está sozinho, o turista pode escolher passar um tempo de relaxamento e meditação. Existem muitos destinos no Brasil que oferecem períodos em retiro espiritual, nos quais os viajantes se dedicam à contemplação da natureza e a seguir hábitos saudáveis, como boas noites de sono, excelente alimentação e práticas esportivas.

As cidades em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, dispõem de pousadas especializadas em fazer os seus hóspedes se desligarem da vida cotidiana. Aproveite os instantes de paz e silêncio para organizar as ideias, solucionar conflitos e criar soluções para a sua vida.

Como aproveitar ao máximo o tempo sozinho?

Durante as nossas rotinas, sempre estamos cercados de muitas pessoas, tornando difícil reservar um período só para você. Quando o viajante escolhe fazer uma aventura sozinho, pode também aproveitar esse tempo para se conhecer melhor, superar dificuldades e até para projetar novos caminhos na vida profissional e pessoal.

Quando estamos a sós, fica mais fácil interagir com desconhecidos, gerando oportunidades incríveis para fazer amizades. Abra a cabeça para novas culturas e as mais diferentes maneiras de encarar uma mesma realidade.

Para se locomover nos destinos, procure usar o transporte público. Andar em meio aos locais revela situações enriquecedoras e experiências que ficam guardadas para sempre. Fique em silêncio e repare as miudezas das pessoas, dos prédios, do céu e da natureza. Contemple, inspire e respire o prazer de viajar sozinho.

Escolha as atividades que mais agradam ao seu gosto. Gaste horas conhecendo um único ponto turístico, caminhando sem pressa para explorar cada detalhe escondido. Faça da viagem um roteiro personalizado e com a sua cara, que trará satisfação em todo passo da jornada.

Como se preparar para imprevistos durante a viagem?

Toda viagem, mesmo que organizada em detalhes, pode apresentar situações inesperadas. Desde o embarque até a visita aos pontos turísticos, muita coisa pode dar errado.

No entanto, basta ter bastante atenção a alguns itens simples, que podem salvar o seu passeio. Veja alguns imprevistos que podem ocorrer quando você escolhe viajar sozinho!

Leve os documentos

Quando um turista vai embarcar em um voo nacional, é obrigatória a apresentação de um documento recente com foto. A falta de comprovação de identidade impossibilita a viagem.

As autoridades aceitam como documento o RG, a Carteira de Habilitação, uma Carteira Funcional ou um passaporte.

Uma boa dica é digitalizar ou fotografar os documentos com o celular. Essa versão digital pode ser útil caso você perca os originais.

Faça o check-in antecipado

Quando você tem uma viagem marcada, faça o check-in pela internet dois ou três dias antes do embarque. É possível confirmar a rota e marcar o assento de sua preferência.

Fique de olho no excesso de bagagem

Em viagens nacionais, existe um limite de 23 quilos para as bagagens despachadas. Caso o peso ultrapasse esse número, o passageiro tem que pagar pelo excesso de bagagem, que pode custar bem caro.

Aproveite o espaço na mala de mão, que pode conter até 10 quilos e ser carregada na cabine do avião sem custos. E lembre-se quanto mais coisas um viajante levar, mais peso tem para carregar sozinho. Considere isso e organize uma mala bem compacta.

Tenha cuidado com o dinheiro

Em uma viagem, é bom ter uma boa quantia em dinheiro para pagar as despesas. Contudo, o indicado é sempre dividir o seu orçamento, mantendo um pouco dos valores em cada lugar.

Por segurança, carregue um valor médio, deixando o restante na conta do banco e para o uso do cartão de crédito. Caso você perca uma parte, ainda terá outros meios de conseguir recursos quando estiver longe de casa.

Curta atividades com grupos

Apesar de a viagem ser solo, isso não significa que o turista deve fazer tudo sozinho. Dependendo da atividade, como explorações na natureza e lugares mais remotos, o indicado é realizar o passeio com um grupo.

É comum que as empresas de serviços de turismo juntem diversos viajantes em um mesmo passeio. Isso traz segurança e a possibilidade de conhecer gente nova.

Pronto para viajar sozinho? Você percebeu como é fácil embarcar em uma aventura de autoconhecimento, busca pela independência e muita diversão?

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário neste post! O nosso time terá prazer em ajudar você a realizar a melhor viagem da sua vida.